CBF anuncia que Copa do Brasil terá duas vagas para Libertadores a partir de 2026
- Luana Campos
- há 1 dia
- 1 min de leitura
A Copa do Brasil terá um peso ainda maior no calendário nacional a partir da próxima temporada. Segundo decisão discutida nesta quinta-feira durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a competição passará a garantir duas vagas na Conmebol Libertadores do ano seguinte. Assim, além do campeão, o vice-campeão também assegurará participação no principal torneio continental.
A mudança — inicialmente divulgada pelo Estadão e confirmada pelo ge — altera diretamente a distribuição das vagas brasileiras no torneio sul-americano. Hoje, o Campeonato Brasileiro classifica seis equipes, mas, com o novo formato, o número será reduzido para cinco. Atualmente, os quatro primeiros colocados do Brasileirão avançam diretamente à fase de grupos, enquanto quinto e sexto entram nas fases preliminares.
Ainda não há definição sobre em qual etapa da Libertadores o vice da Copa do Brasil será inserido. A CBF pretende finalizar esse detalhamento até a próxima semana, quando os regulamentos das competições serão oficializados.
A mudança não afeta a edição atual do torneio nacional. Somente o campeão da Copa do Brasil de 2025 seguirá com vaga garantida na Libertadores de 2026, mantendo o formato vigente para a reta final da temporada.











Comentários