Ex-auditor que forjou a própria morte é preso na Bahia
- Luana Campos
- 16 de out.
- 1 min de leitura
O ex-secretário de Planejamento de Santo André e ex-subsecretário da Receita Municipal de São Paulo, Arnaldo Augusto Pereira, foi preso nesta quarta-feira (15) em Mucuri, no sul da Bahia. Condenado a 18 anos de prisão pelo envolvimento no esquema conhecido como “Máfia do ISS”, ele é acusado de forjar a própria morte para escapar da Justiça.
Segundo o Ministério Público da Bahia, Pereira vivia com identidade falsa. A certidão de óbito fraudulenta apresentada à Justiça levou ao encerramento de processos e ao desbloqueio de bens de sua família. O Ministério Público de São Paulo solicitou a prisão preventiva após descobrir a falsificação.
O ex-servidor foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em um esquema que desviou mais de R$ 500 milhões da Prefeitura de São Paulo entre 2007 e 2013. Ele teria recebido R$ 1,17 milhão em propina para liberar empreendimentos imobiliários.
A “Máfia do ISS” cobrava propina de construtoras e incorporadoras para liberar o Habite-se. O grupo emitia guias de pagamento com valores reduzidos e desviava o restante por meio de empresas de fachada. Estima-se que mais de 400 empreendimentos tenham sido beneficiados.
Arnaldo Pereira já havia sido preso em 2019 e 2021, e suas penas somadas ultrapassam 45 anos de prisão. Ele foi encaminhado à Justiça, e o caso segue sob investigação conjunta do MP-SP e do MP-BA.











Comentários