Guardas municipais são flagrados agredindo pessoas em situação de rua na Vasco da Gama
- Luana Campos
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Uma ação da Secretaria de Promoção Social (Sempre) terminou em confusão e agressões entre a Guarda Municipal de Salvador e moradores em situação de rua, nesta terça-feira (27), na Avenida Vasco da Gama.
O objetivo da ação era recolher equipamentos usados irregularmente por pessoas em situação de rua e, segundo informações, um grupo de pessoas resistiu à ação. Imagens registradas pela TV Bahia mostram agentes utilizando cassetetes, dispositivos de condução elétrica, empurrões, socos e chutes, além de disparos de advertência, para conter a resistência das pessoas.
Durante a ação, uma mulher ficou ferida, foi levada ao Hospital Geral do Estado e, em seguida, encaminhada para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência.
Em nota, a Guarda Municipal afirmou que atuou em conformidade com a doutrina de uso progressivo da força, diante de hostilidade e arremesso de objetos como pedras e madeiras. A Sempre explicou que a ação foi eventual e conjunta com outros órgãos, visando a retirada de lixo acumulado, e reforçou que o encaminhamento para Unidades de Acolhimento Institucional ocorre apenas de forma voluntária, sem qualquer caráter compulsório.












Comentários