top of page

Justiça cassa vereadores e torna ex-prefeito de Ilhéus inelegível

  • Foto do escritor: Luana Campos
    Luana Campos
  • 20 de mar.
  • 1 min de leitura

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos de três vereadores do PSD em Ilhéus, no sul da Bahia, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão é da juíza da 25ª Zona Eleitoral, Wilma Alves Santos Vivas, e ainda cabe recurso.


Foram atingidos os mandatos dos vereadores Paulo Carqueija, Professor Gurita e Dr. Aldemir. Além disso, o ex-prefeito da cidade, Mário Alexandre Correia de Sousa, conhecido como Marão, foi declarado inelegível por oito anos.


A sentença teve como base uma ação do Ministério Público Eleitoral, que apontou a existência de uma candidatura fictícia dentro do partido para cumprir o número mínimo de mulheres na chapa.


Segundo a decisão, a candidata Rosângela Santos Félix teria sido registrada apenas formalmente. Ela teve votação considerada inexpressiva, com apenas quatro votos, não realizou campanha efetiva e apresentou prestação de contas padronizada, com movimentação mínima.


Durante o processo, a própria candidata afirmou não lembrar de ter participado de atos de campanha nem de ter divulgado sua candidatura nas redes sociais.


A juíza entendeu que houve fraude comprovada e destacou que o PSD lançou exatamente o número mínimo de mulheres exigido por lei, o que levantou suspeitas.


Como consequência, todos os votos do partido para vereador foram anulados, levando à cassação dos eleitos e suplentes. A magistrada também apontou responsabilidade direta de Marão, que era presidente municipal do partido na época, afirmando que ele sabia ou deveria saber da irregularidade.


Além da cassação dos mandatos, Marão e a candidata Rosângela foram declarados inelegíveis por oito anos.

Comentários


  • Whatsapp
Bahia Direta

Contato Redação

71 99404-0100

​​

© Bahia Direta. Todos os direitos reservados.

bottom of page