Lula demite presidente do INSS em meio à pressão por filas
- Luana Campos
- 14 de abr.
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (13) o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, após 11 meses no cargo.
Para o lugar dele, foi nomeada Ana Cristina Viana Silveira, servidora de carreira do instituto.
A demissão ocorre em meio à pressão pela redução da fila de pedidos de benefícios. Em março, o número de requerimentos chegou a cerca de 2,7 milhões, mesmo após uma leve queda em relação aos 3,1 milhões registrados anteriormente.
Nos bastidores, a avaliação é de que o volume elevado de processos e o impacto político do problema pesaram na decisão do governo. O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz.
Apesar da pressão, o ex-presidente do INSS destacou que o órgão bateu recorde de análises em março, com mais de 1,6 milhão de processos concluídos.
A nova presidente assume com a missão de acelerar a concessão de benefícios e reduzir o tempo de espera, além de simplificar os processos internos do instituto.











Comentários