Moraes manda Cláudio Castro explicar megaoperação mais letal do Rio de Janeiro
- Luana Campos
- 29 de out.
- 1 min de leitura
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preste informações detalhadas sobre a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do estado.
A decisão foi tomada no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, e atende a um pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), que questiona o descumprimento de diretrizes do STF sobre o uso proporcional da força e o emprego de câmeras corporais em ações policiais.
Moraes determinou que Castro apresente 18 pontos de informação, incluindo o número de mortos e feridos, a justificativa do grau de força utilizado e as medidas para garantir assistência às vítimas. As audiências com o governador e autoridades de segurança estão marcadas para o dia 3 de novembro, no Rio de Janeiro.
A operação resultou, segundo a polícia, em 121 mortes, entre elas, 4 policiais, e teve como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV). Durante a ação, a polícia apreendeu armas de grosso calibre e motocicletas, além de prender 16 criminosos com histórico de atuação na Bahia.











Comentários