Novas regras do Pix já estão em vigor
- Luana Campos
- há 11 horas
- 1 min de leitura
Já estão em vigor, desde esta segunda-feira (2), as novas regras de segurança do Pix definidas pelo Banco Central. As instituições financeiras passam a adotar a versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite rastrear o dinheiro mesmo quando ele é rapidamente transferido para outras contas após a fraude.
Antes, a devolução só podia ocorrer a partir da conta que recebeu diretamente o valor, o que dificultava o bloqueio, já que golpistas costumam esvaziar as contas em poucos minutos. Agora, o sistema permite acompanhar o caminho do dinheiro entre diferentes contas, facilitando o bloqueio e a restituição em até 11 dias após a contestação.
Outra mudança importante é o bloqueio automático de contas suspeitas antes mesmo da conclusão da análise do banco. Além disso, as instituições passam a compartilhar informações entre si sobre o trajeto do valor desviado, fortalecendo a ação conjunta contra fraudes.
O Banco Central estima que as novas medidas podem reduzir em até 40% os golpes envolvendo o Pix. O mecanismo, no entanto, só pode ser acionado em casos de fraude, suspeita de fraude ou falha operacional do banco, não sendo válido para situações em que o usuário envia o Pix para a pessoa errada por engano.












Comentários