Prefeitura baiana proíbe venda e consumo de bebidas destiladas
- Luana Campos
- 1 de jan.
- 1 min de leitura
A Prefeitura de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, proibiu temporariamente a comercialização, o consumo, o fornecimento e a distribuição de bebidas alcoólicas destiladas no município. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (31), após a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmar casos de intoxicação por metanol em sete pessoas internadas na cidade.
A medida consta na ampliação do decreto nº 081/2025, que reforça as ações de enfrentamento à emergência de saúde pública. Laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou a presença de metanol em bebidas apreendidas no município e em amostras de sangue dos pacientes hospitalizados.
A proibição vale para bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, eventos públicos ou privados, comércio ambulante e também para situações de distribuição gratuita, promocional ou venda indireta das bebidas.
Segundo a prefeitura, a restrição segue em vigor até o dia 5 de janeiro, com fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal e apoio da Guarda Civil. Em caso de descumprimento, podem ser aplicadas interdições, apreensão e inutilização de produtos, além de sanções legais.












Comentários