Primeiro dia do Enem 2025 tem menos de 30% de abstenção
- Luana Campos
- 10 de nov.
- 1 min de leitura
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9), registrou 27% de abstenção, taxa semelhante à do ano passado (26,6%) e menor do que em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, houve 3.240 participantes eliminados por irregularidades, como uso de materiais não permitidos, portarem equipamentos eletrônicos ou saírem da sala com o caderno de questões antes do tempo permitido.
O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com o apoio de mais de 300 mil pessoas, e cobrou 90 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação, além da redação, cujo tema abordou perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira.
O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13). O segundo dia de prova ocorrerá no próximo domingo (16), com conteúdos de ciências da natureza e matemática. O Enem é porta de entrada para universidades públicas pelo Sisu e para bolsas em instituições privadas via Prouni e Fies.











Comentários