top of page

Rio Vermelho reúne fiéis para a Festa de Iemanjá nesta segunda (2)

  • Foto do escritor: Luana Campos
    Luana Campos
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Salvador vive, nesta segunda-feira (2), o ponto alto das homenagens a Iemanjá no bairro do Rio Vermelho. Desde as primeiras horas do dia, filhos e filhas da orixá se concentram no carramanchão para entregar flores, perfumes e presentes biodegradáveis à Rainha do Mar.


O presente principal permanece no local até o período da tarde e, por volta das 15h, segue em cortejo para ser depositado no mar, marcando o momento mais simbólico da celebração. O tema deste ano é: “Yemanjá: a Mãe que Ilumina a todos nós!”.


Além do ato religioso, o bairro recebe programação cultural durante todo o dia. O Afoxé Filhos de Gandhy realizou homenagem com concentração às 7h, no Pelourinho. No Rio Vermelho, o palco do Bombar tem apresentações musicais a partir das 10h, e o Mercado do Rio Vermelho promove a 1ª Lavagem da Ceasinha.


A celebração atravessa gerações e foi reconhecida, em 2020, como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). A festa ocupa lugar único no calendário da capital por ser dedicada exclusivamente a um orixá, sem sincretismo religioso.


Trânsito

As mudanças no trânsito seguem ao longo desta segunda-feira (2) e permanecem até as 6h de terça (3), para garantir a organização e segurança viária na região do Rio Vermelho durante a festa.

Comentários


  • Whatsapp
Bahia Direta

Contato Redação

71 99404-0100

​​

© Bahia Direta. Todos os direitos reservados.

bottom of page