Consórcio é habilitado para construir novo trecho do metrô de Salvador
- Luana Campos
- 17 de set.
- 1 min de leitura
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) anunciou a habilitação do Consórcio Expresso 2 de Julho, formado pelas empresas Áyla Construtora, OECI, Metrô Engenharia e MPE Engenharia, para executar as obras do Tramo 4 da Linha 1 do metrô de Salvador. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16).
O novo trecho, que vai da Estação da Lapa até o Campo Grande, foi autorizado pelo governo estadual em junho de 2025 e terá 1,2 km em via subterrânea, com investimento estimado em R$ 2 bilhões. A expansão permitirá que a Lapa seja conectada à nova Estação Campo Grande, integrando o Tramo 4 ao sistema que atualmente liga a Lapa a Águas Claras.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), já foram realizados levantamento topográfico, georreferenciamento e identificação de pontos de sondagem para viabilizar a implantação do novo trecho.
A nova estação deverá atender cerca de 11,5 mil usuários por dia. Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), de 2019, indicam que o fluxo estimado no trecho — que poderá ter até quatro estações subterrâneas: São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra — pode chegar a 117,7 mil passageiros por dia.
A obra será viabilizada pelo Ministério das Cidades, por meio do PAC Seleções, em parceria com a Sedur, reforçando a expansão e modernização do transporte público da capital baiana.











Comentários