Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas de 8 de janeiro
- Luana Campos
- 18 de set.
- 1 min de leitura
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17), por 311 votos a 163, o regime de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Com a decisão, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões.
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o PL prevê anistia para manifestantes de motivações políticas desde 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições, até a entrada em vigor da lei. Aliados de Bolsonaro defendem que a medida inclua também o ex-presidente, recentemente condenado pelo STF a mais de 27 anos de prisão.
Durante a sessão, deputados contrários à proposta gritaram “sem anistia”, enquanto os favoráveis comemoraram o resultado. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que indicará, nesta quinta-feira (18), um relator para apresentar um texto de consenso e destacou que o objetivo é “pacificar o país”.
Na ocasião do crime, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.











Comentários