top of page

Megaoperação prende 38 suspeitos e um capitão da PM na Bahia

  • Foto do escritor: Luana Campos
    Luana Campos
  • 11 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Uma megaoperação realizada na manhã desta quinta-feira (11) prendeu 39 pessoas na Bahia e em outros cinco estados, todas suspeitas de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, crimes patrimoniais, lavagem de dinheiro e disputa de territórios. Entre os detidos está o capitão da Polícia Militar Mauro Grunfeld, investigado por participar de um esquema de compra e venda de armas que abastecia facções baianas.


A Megaoperação Zimmer cumpre mandados na Bahia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. Só na Bahia, equipes atuam em bairros de Salvador e cidades como Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Porto Seguro. Ao todo, foram autorizados 50 mandados de busca e 43 de prisão, além do bloqueio de R$ 100 milhões em bens.


As investigações começaram após a apreensão de quase 1 tonelada de drogas em 2023, o que revelou uma rede estruturada responsável por abastecimento, produção e distribuição de entorpecentes, além da lavagem de dinheiro por meio de pessoas físicas e jurídicas.


O capitão Grunfeld já era apontado como negociador habitual de armas e munições, conforme mensagens interceptadas pela PF e MP-BA. Conversas mostram compras, vendas e pedidos de carregadores e revólveres, com valores que somam quase R$ 90 mil enviados a outro policial investigado. As armas, segundo a apuração, abasteciam criminosos do bairro do Calabar, em Salvador.


Preso preventivamente desde maio por envolvimento no esquema, o oficial também é investigado por homicídio doloso cometido em 2013, quando comandava uma guarnição no sul da Bahia. O caso permanece pendente de diligências há mais de dez anos.


A investigação principal segue sob sigilo.

Comentários


  • Whatsapp
Bahia Direta

Contato Redação

71 99404-0100

​​

© Bahia Direta. Todos os direitos reservados.

bottom of page