Salvador e Lauro de Freitas lideram ranking nacional de furto e roubo de celulares
- Luana Campos
- 29 de jul
- 1 min de leitura
A Bahia registrou 72.133 roubos ou furtos de celulares em 2024, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana. O estado ocupa a segunda colocação no país em número de casos, atrás apenas de São Paulo, com mais de 287 mil ocorrências.
Ainda segundo o levantamento, apenas 3,3% dos aparelhos levados foram recuperados pela polícia, um total de 2.375 celulares devolvidos aos donos. A Operação Móbile, da Polícia Civil baiana, foi responsável pela recuperação de mais de mil celulares este ano.
Duas cidades baianas também aparecem entre os municípios com as maiores taxas de roubo e furto de celulares no Brasil, considerando localidades com mais de 100 mil habitantes: Salvador ocupa a 4ª colocação, com taxa de 1.396,7 casos por 100 mil habitantes, e Lauro de Freitas aparece em 5º, com 1.392.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) destacou que vem adotando medidas para combater esse tipo de crime, como o Alerta Cidadão, um sistema gratuito que permite o cadastro de celulares, veículos e bicicletas no CPF do proprietário. Em caso de furto ou roubo, a ferramenta pode ser acionada para gerar um alerta e auxiliar nas buscas.











Comentários