Toque de recolher: facção eleva tensão em Ipiaú
- Luana Campos
- 20 de jan.
- 1 min de leitura
O clima segue tenso em Ipiaú, no sul da Bahia, após sete homicídios registrados no último final de semana. Um suposto comunicado atribuído ao Bonde do Maluco (BDM) começou a circular entre moradores, orientando que não saiam de casa, sob a ameaça de que “estamos em guerra e não vamos parar”.
O aviso foi compartilhado em aplicativos de mensagens e redes sociais poucas horas depois da chegada de reforços da Polícia Militar, enviados para ampliar a sensação de segurança na cidade. No texto, o BDM afirma que “devido à covardia dos irmãos em trair nossa facção, daremos o retorno imediato em ação”.
O BDM mantém relação próxima com o Primeiro Comando da Capital (PCC) no interior da Bahia, enquanto o Comando Vermelho (CV) tenta avançar sobre Ipiaú, território majoritariamente sob influência do PCC. Uma trégua de aproximadamente um ano entre as facções foi rompida depois que um grupo ligado à facção paulista passou a adquirir drogas de fornecedores associados ao CV, segundo informações apuradas.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil e a Polícia Militar não haviam se pronunciado sobre o comunicado e a escalada de tensão na cidade.













Comentários