top of page

Lula promete reciprocidades à tarifa de 50% de Trump

  • Foto do escritor: Luana Campos
    Luana Campos
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura

O presidente Lula avisou que o Brasil vai reagir às tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros.


Ele disse que vai usar a nova Lei de Reciprocidade Econômica, que permite taxar produtos americanos na mesma proporção.


Lula também rebateu Trump, dizendo que o Brasil é um país soberano e que os EUA não têm prejuízo nas trocas comerciais: segundo ele, o governo americano teve superávit de 410 bilhões de dólares com o Brasil nos últimos 15 anos.



Carta de Trump


O presidente Donald Trump anunciou, nesta quarta-feira (9), que os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil, como retaliação à atual acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.


“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.


Além disso, afirmou que a decisão foi motivada pela “relação comercial muito injusta” com o país, dizendo que ela tem sido “longe de ser recíproca”. Trump ainda determinou a abertura de investigação sobre o que chamou de “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas” no Brasil.

Comentários


  • Whatsapp
Bahia Direta

Contato Redação

71 99404-0100

​​

© Bahia Direta. Todos os direitos reservados.

bottom of page