Lula veta aumento de deputados federais
- Luana Campos
- 17 de jul.
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que aumentaria o número de deputados federais dos atuais 513 para 531. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16), no Palácio da Alvorada, após reunião com ministros e assessores.
O veto ocorre em meio ao embate político com a Câmara dos Deputados. Lula foi orientado por aliados a barrar a proposta após o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), liderar um movimento contra o governo, incluindo a derrubada de um decreto que reajustava o IOF.
O Planalto também considerou a forte rejeição popular ao aumento do número de parlamentares, principalmente em meio a críticas sobre gastos públicos. A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) foi uma das poucas a defender que o presidente não vetasse a matéria.
O projeto surgiu como uma alternativa à redistribuição das cadeiras entre os estados, determinada pelo Supremo Tribunal Federal até junho de 2025. Como não houve consenso para tirar vagas de estados menos populosos, a Câmara tentou resolver aumentando o total de deputados, agora barrado por Lula.











Comentários