Professoras são demitidas após foto com ACM Neto
- Luana Campos
- 1 de ago.
- 2 min de leitura
Durante as comemorações pelos 115 anos de emancipação política de Itabuna, no sul da Bahia, duas professoras da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro foram demitidas, via WhatApp, após cumprimentarem o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). O caso aconteceu durante uma missa na última segunda-feira (28).
A professora Alline Nascimento afirma ter sido vítima de perseguição política e diz que colegas alertaram sobre a insatisfação do prefeito Augusto Castro (PSD), aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Uma colega chegou a ponto de falar: ‘não pode tirar (foto), não, porque aí você está traindo o governo’. Sabe? Coisa desnecessária”, lamentou a professora.
Ainda de acordo com Alline, ao pedir que um vereador interviesse na situação, ouviu do legislador que o “prefeito estava irredutível” e que estaria tratando as pessoas que saíram na foto como “opositores tramando contra o governo”.
Uma das docentes demitidas preferiu não se manifestar. Uma terceira professora também teria sido alvo de críticas internas, mas não foi demitida por ser concursada.
A prefeitura nega motivação política e alega “reestruturação administrativa”. Veja a nota completa da prefeitura de Itabuna:
“A Prefeitura Municipal de Itabuna esclarece que não há qualquer fundamento na acusação de perseguição política envolvendo a substituição de uma profissional que atuava na Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro.
A mudança ocorreu de forma pontual e faz parte de um processo normal de reestruturação administrativa da gestão. A referida profissional mantinha vínculo empregatício com uma empresa terceirizada, em regime temporário, sem qualquer relação de estabilidade com o quadro efetivo do município.
Importante ressaltar que a empresa está em processo de desligamento de diversos funcionários, o que reforça o caráter administrativo da decisão.
Reiteramos que este governo não compactua com práticas de perseguição política e respeita integralmente a liberdade de expressão e a escolha individual de cada cidadão. Tentativas de politizar decisões administrativas corriqueiras não contribuem com a verdade e buscam criar uma narrativa distorcida dos fatos.
A Prefeitura segue comprometida com a boa gestão dos serviços públicos e com a valorização de todos os profissionais que atuam com responsabilidade e compromisso com a população.”











Comentários